Justiça determina bloqueio de R$ 227 mil de ex-esposa de Bolsonaro por dívida eleitoral
A Justiça Federal ordenou o bloqueio de até R$ 227,7 mil das contas bancárias de Ana Cristina Siqueira Valle, advogada e ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida é consequência de uma condenação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) por irregularidades na aplicação de recursos públicos do fundo eleitoral.
Os valores foram utilizados durante sua campanha para deputada distrital em 2022, pelo PP, na qual não obteve sucesso. A decisão judicial foi tomada após Ana Cristina não cumprir a determinação de quitar o débito com os cofres públicos, demonstrando o rigor das instituições de controle na fiscalização de verbas destinadas a campanhas políticas.
O magistrado responsável autorizou que o bloqueio alcance inclusive valores depositados em conta-salário, uma vez que a dívida ultrapassa o limite de 50 salários mínimos, exceção prevista no Código de Processo Civil. Caso os valores em conta não sejam suficientes, a Justiça já determinou os próximos passos para a busca de bens, incluindo pesquisas por veículos e a análise de suas declarações de Imposto de Renda e de operações imobiliárias dos últimos três anos.
Ana Cristina Siqueira Valle é mãe de Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente e atualmente vereador pelo PL em Santa Catarina. A reportagem tentou contato com a defesa de Ana Cristina, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.






