Política

CASO INSS: PF Realiza Nova Operação Contra Desvios Milionários que Atingem Aposentados e Pensionistas.

Brasília, DF – Uma nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira (27/5) pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, mira um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, um golpe que, segundo estimativas, pode ter causado um rombo de R$ 6,3 bilhões e afetado cerca de 4,1 milhões de beneficiários em todo o país.

A ação, que cumpre 31 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares em Pernambuco, São Paulo, Paraíba e no Distrito Federal, busca aprofundar as investigações sobre crimes como constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio. O esquema, que teria operado entre 2029 e 2024, mas com denúncias que remontam a 2017, envolvia associações e sindicatos que realizavam descontos nos benefícios sem autorização dos segurados.

Entre os principais investigados estão Maurício Camisotti e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontados como articuladores do esquema. Uma operação anterior, em abril de 2025, já havia resultado no afastamento de servidores e na prisão de envolvidos, além do afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

As apurações também levantam suspeitas sobre a omissão de gestores públicos diante de alertas sobre as irregularidades. Relatórios indicam que órgãos governamentais foram informados sobre as fraudes, mas falhas de fiscalização permitiram sua continuidade. O escândalo já provocou repercussão política e administrativa, culminando na saída do então ministro da Previdência, Carlos Lupi. Uma CPMI do INSS segue investigando possíveis conexões políticas e empresariais.

O governo federal iniciou um processo de reembolso aos aposentados e pensionistas prejudicados, enquanto a Polícia Federal continua aprofundando as investigações e buscando acordos de delação premiada.