PF recolhe armas de Bolsonaro após decisão de Alexandre de Moraes
A retomada do controle de armas e a defesa da legalidade democrática ganham um passo concreto nesta segunda-feira (6). Em cumprimento à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro deve entregar à Polícia Federal o restante de seu arsenal pessoal.
A medida cancela o porte de arma e o registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) do ex-mandatário. No total, serão entregues oito armas — entre fuzis, carabinas e pistolas —, de fabricantes como Taurus, Glock, Caracal, Arex e SIG Sauer. Outras duas peças já haviam sido recolhidas pelo Tribunal de Contas da União. O estopim para a apreensão total foi a localização de uma pistola de Bolsonaro com um sargento do Exército durante uma abordagem de rotina em junho.
Apoiada em parecer da Procuradoria-Geral da República, a decisão de Moraes destaca que a manutenção de armas exige idoneidade e certidões negativas de antecedentes criminais, requisitos incompatíveis para quem cumpre prisão domiciliar por tentativa de golpe de Estado. A ação simboliza o esvaziamento da agenda armamentista e o fortalecimento das instituições e da segurança pública no país.






