Eleição na Colômbia tem disputa acirrada e esquerda aguarda apuração oficial
A eleição presidencial na Colômbia apresenta um cenário de extrema polarização e indefinição. Com a apuração preliminar apontando o candidato de extrema-direita Abelardo de la Espriella com 49,65% dos votos, o senador progressista Iván Cepeda, apoiado pelo presidente Gustavo Petro, soma 48,71%. A diferença é de apenas 250 mil votos, o que impede a proclamação de um vencedor antes do escrutínio oficial voto a voto, que começa nesta segunda-feira (22).
O presidente Gustavo Petro pediu tranquilidade à população e destacou a necessidade de aguardar a apuração definitiva devido a inconsistências encontradas em boletins de urna sem assinaturas de mesários. “É o escrutínio que determina quem é o presidente”, afirmou Petro, defendendo a união do país pela paz. Cepeda, reconhecido defensor dos direitos humanos e herdeiro das lutas sociais, agradeceu o apoio expressivo de jovens, mulheres e trabalhadores das periferias, reforçando que respeitará o resultado das urnas após a apuração oficial.
Enquanto a candidatura progressista defende o respeito ao processo legal, o adversário celebrou antecipadamente com base em dados não oficiais. Cepeda representa a continuidade da histórica agenda de justiça social iniciada por Petro — marcada por reformas populares como a agrária, da saúde e do trabalho —, contrapondo-se a uma coalizão conservadora que propõe o desmonte de 40% do Estado e o fim das negociações de paz.</p






