Lula pede urgência para votar projeto que cria Dia de Marielle Franco

Lula pede urgência para votar projeto que cria Dia de Marielle Franco

Compartilhe

Na véspera do aniversário de cinco anos da morte de Marielle, governo Lula pede urgência em votação de projeto que homenageia ex-vereadora.

Na véspera do aniversário de cinco anos da morte da ex-vereadora Marielle Franco, o presidente Lula enviou uma mensagem à Câmara dos Deputados pedindo urgência para votar o projeto que cria o “Dia de Marielle”.

A ideia de criar um dia em homenagem à ex-vereadora carioca assassinada em 2018 foi proposta pelo próprio governo. A data seria em 14 de março, dia do crime que vitimou a política e seu motorista, Anderson Gomes.

No projeto, o Palácio do Planalto propõe a criação do “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento a Violência Política de Gênero e Raça”.

O objetivo, segundo o governo, é “conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras”.

“Diante de todo o arcabouço legal apresentado, e da trajetória de Marielle Franco e seu assassinato brutal como representante politica, o projeto de lei em questão seria mais um passo normativo concreto para garantir a participação das mulheres na política, de maneira livre e segura”, diz o governo.

O projeto do governo e o pedido de urgência foram protocolados nesta segunda-feira (13/3), véspera do aniversário do crime. Ainda não há confirmação se a Câmara votará a proposta nesta terça-feira (14/3).

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: