O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) encontrou 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres, em Brasília, durante operação contra criação ilegal de aves. O ex-ministro da Justiça foi multado pelo órgão em R$ 34 mil. A informação é do jornal O Globo.
Ele não foi autuado por irregularidades por não ter autorização para criar os animais e ter apresentado informação falsa ao sistema de controle de fauna. As aves não foram apreendidas.
Um dos animais estava com a pata mutilada e o Ibama solicitou que ela fosse embargada. O órgão ainda pediu que o ex-ministro apresente informações sobre os registros dos pássaros encontrados.
Rodrigo Roca, advogado que defende Torres, diz que não há irregularidade na criação das aves e que as multas foram aplicadas “por questões formais e de burocracia”. “Não houve apreensão e o criadouro está legalizado. Quanto aos autos de infração, eles serão respondidos com documentos que a defesa já tem em mãos”, aponta.
Torres está preso desde o mês passado suspeita de ter sido um dos responsáveis por falhas no esquema de segurança que resultou no ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília.
*Com DCM