Janja encarregou o PT do Rio de Janeiro, já na tarde desta quarta-feira, de transmitir as felicitações da primeira-dama aos integrantes da Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval carioca na apuração encerrada há pouco. Afirmou que está feliz com a vitória da escola de samba: ela se encontrou com diretores e artistas da instituição no início de fevereiro e aceitou um convite para ser madrinha da ala da Velha Guarda.
Segundo Lauro Jardim, O Globo, agora, o PT carioca quer viabilizar a presença da primeira-dama no desfile do Sábado das Campeãs. Ela já havia sido convidada para sair na Imperatriz na apresentação da última segunda-feira, mas viajou para a Bahia de folga com Lula e escolheu Salvador como destino para um compromisso como foliã: visitou o camarote de Gilberto Gil na capital baiana.
A relação de Janja com a Imperatriz começou em janeiro, após a posse de Lula — o casal já havia sido recebido pela escola no Complexo do Alemão, na Zona Oeste do Rio, durante a campanha do ano passado. Criticada por bolsonaristas pelo figurino que escolheu vestir na cerimônia em Brasília, Janja foi comparada de maneira pejorativa nas redes sociais a membros da Velha Guarda da agremiação.
Depois disso, a aproximação e o convite aconteceram e criou uma “ciumeira” em outras escolas e blocos de rua do município — fervura que petistas atuaram para desfazer.