As perdas da emissora de rádio e televisão digital, famosa por abrigar os comentaristas mais obscurantistas que o bolsonarismo pôde apresentar do país, estão na faixa dos R$ 800 mil.
Após registrar perdas de patrocínios que ultrapassam os R$ 800 mil, a Jovem Pan resolveu processar a Sleeping Giants Brasil, grupo responsável pela campanha de desmonetização da emissora de rádio e televisão na internet. Os valores que envolvem a ação não foram revelados pela empresa.
Na ação, a emissora compilou e-mails de diretores irados com a perda de receitas. Os números dão conta de pelo menos 45 patrocinadores que abandonaram a Jovem Pan após as campanhas da Sleeping Giants Brasil.
Em uma das mensagens, uma supervisora de mídia da Toyota Brasil pediu a suspensão imediata de anúncios já contratados junto à emissora. Os valores líquidos do anúncio giravam em torno de R$ 109 mil. A supervisora justificou o pedido com base em uma norma interna da montadora que define que a empresa não deve, jamais, anunciar em veículos de mídia que estejam envolvidos em escândalos políticos ou de discriminação.
Outra montadora, a chinesa Caoa Chery, que oferecia patrocínios de R$ 728 mil, também decidiu pular do barco. No entanto, não esclareceu a razão da decisão. Supõe-se que seja pelo mesmo motivo da Toyota.
Dessa maneira, a Jovem Pan tomou um prejuízo de exatamente R$ 837.747,28 em apenas um mês. A empresa se diz vítima de perseguição por parte da Sleeping Giants e, na ação, pede a remoção da campanha de desmonetização da empresa com multas previstas de R$ 20 mil por dia de descumprimento. Além disso, também pede que a Justiça proíba o perfil de fazer qualquer publicação que possa afastar “antigos, atuais e futuros patrocinadores”.
Ao tomar conhecimento da ação, o perfil da Sleeping Giants Brasil publicou em sua página do Twitter uma resposta à altura das reclamações da emissora, conhecida por abrigar os comentaristas mais obscurantistas que o bolsonarismo pôde apresentar do país.
“A Jovem Pan não perdeu 838 mil reais em um único mês devido à campanha do Sleeping Giants. A Jovem Pan perdeu 838 mil em um único mês porque, durante meses, atacou a democracia do nosso país e, durante a pandemia, atacou a ciência e propagou discursos antivacinas”, declarou o Sleeping Giants.
“A Jovem Pan é a única responsável pela sua desmonetização. Ela escolheu atacar a democracia em vez de defendê-la. Escolheu promover discursos de ódio em vez de respeito. Escolheu propagar desinformação em vez de verdade. A Jovem Pan é a única culpada por seus erros”, concluiu.
A Jovem Pan não perdeu 838 mil reais em um único mês devido à campanha do Sleeping Giants.
A Jovem Pan perdeu 830 mil reais em um único mês porque, durante meses, atacou a democracia do nosso país e, durante a pandemia, atacou a ciência e propagou discursos antivacinas.
+
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) February 13, 2023
*Com Forum