O até então bolsonarista convicto Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, se rasgou de elogios à postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27), em reunião com os 27 governadores.
Caiado fez um discurso com sérias críticas a quem anda questionando o resultado das eleições. Além de afirmar que a disputa já passou e que é “hora de todos trabalharem juntos”, ele destacou que sua intenção é “convergir” e não competir com o governo Lula.
Deixou claro que tem respeito absoluto pelo resultado das urnas e que não há propósito de colocá-las em xeque. A democracia “está fortalecida”, completou.
Relação com gestores de oposição
Mas Caiado não ficou só nisso. Ele elogiou a iniciativa do presidente Lula de valorizar a relação com gestores mesmo de oposição.
“Em menos de 30 dias, Lula marca uma reunião com todos os 27 governadores, dizendo que a postura vai ser de abertura, que nenhuma decisão será tomada sem a participação dos governadores, que faz questão de estar presente nos estados até se convidando para ir nos palácios. É uma iniciativa digna de aplauso”, destacou.
Forças de segurança
Ao final, Lula agradeceu a Caiado “por ter sido o primeiro governador a mobilizar as forças de segurança” nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ônibus que continham bolsonaristas golpistas nas divisas entre Goiás e o Distrito Federal foram bloqueados por ordem do governador e não chegaram a Brasília.
Na área social, Caiado colocou a estrutura de saúde de Goiás à disposição do povo Yanomami e falou que vai trabalhar para “romper o ciclo da pobreza”. Pediu ainda que os programas estaduais e federais na área ocorram de maneira complementar.
Para finalizar, disse que, ao final do governo Lula e seu mandato, quer comemorar com o petista o número de pessoas que conquistaram a emancipação de programas sociais.