Lula assina MP que confirma volta do Coaf para Ministério da Fazenda

Lula assina MP que confirma volta do Coaf para Ministério da Fazenda

Compartilhe

Decisão já havia sido tomada por Lula antes de assumir a Presidência; com isso, o Coaf ficará sob a alçada da pasta de Fernando Haddad.

Foi publicada na edição desta segunda-feira (2/1) do Diário Oficial da União uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que confirma a volta do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Fazenda.

A decisão já havia sido tomada por Lula antes de assumir a Presidência da República. Com isso, o Coaf ficará sob a alçada da pasta comandada pelo ministro Fernando Haddad.

No início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Coaf havia saído do guarda-chuva da Fazenda e sido transferido para o Ministério da Justiça, então comandado pelo ex-juiz Sergio Moro. Mais tarde, voltou para o Ministério da Economia, de Paulo Guedes, e, depois, para o Banco Central (BC).

Criado em 1998, o Coaf é uma unidade de inteligência financeira do governo federal que atua, principalmente, no combate à lavagem de dinheiro.

*Com Metrópoles

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: