Cerimônia de posse de Lula tem repercussão na imprensa internacional

Cerimônia de posse de Lula tem repercussão na imprensa internacional

Compartilhe

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse pela terceira vez neste domingo (1º/1), tornando-se o 39º presidente do Brasil.

A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é tema, neste domingo (1º/1), dos principais veículos de imprensa internacionais. Jornais destacam o terceiro discurso presidencial e a promessa de “reconstruir” o Brasil após o fim da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, a imprensa internacional classificou o ex-presidente Bolsonaro como de ultradireita e deu destaque à viagem dele para os Estados Unidos a fim de não participar da cerimônia que celebra a transição de poder e a democracia brasileira.

O francês Le Monde ressaltou a trajetória de Lula entre o último mandato presidencial, a prisão e a volta ao poder depois de 12 anos desde o último governo.

A RTP, emissora pública de televisão de Portugal, falou sobre a quebra de protocolo do presidente ao explicar publicamente a caneta utilizada para a assinatura de posse no Congresso Nacional, assim como a Tass, agência estatal de notícias da Rússia.

O jornal norte-americano The New York Times destacou a viagem do ex-presidente Bolsonaro para Flórida, nos Estados Unidos, a fim de não participar da cerimônia de transição de governo.

O ABC Color, um dos principais jornais do Paraguai, ressaltou a passagem da faixa presidencial por populares devido à ausência do ex-presidente Bolsonaro. O jornal espanhol El País chama Lula como o “líder mais conhecido da esquerda latino-americana” e destaca o fim da ultradireita no comando do Brasil.

O Al Jazeera, do Oriente Médio, afirmou que Lula tem como desafio unir um país polarizado pelo seu “antecessor de extrema-direita Jair Bolsonaro”. O jornal britânico The Guardian destacou o discurso do presidente no Congresso Nacional e descreveu o Brasil como a “maior democracia da América Latina”.

Posse de Lula

A cerimônia de posse de Lula contou com a participação de 19 chefes de Estado e o envio de 65 delegações internacionais para participar da solenidade.

Entre os presidentes estão Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha; Alberto Fernández, da Argentina; Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal; e Luis Alberto Lacalle Pou, do Uruguai. Além da participação dos vices-presidentes da China, de Cuba, El Salvador e do Panamá.

*Com Metrópoles

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: