Lula pede a Alckmin para destravar vinda de Maduro ao Brasil

Lula pede a Alckmin para destravar vinda de Maduro ao Brasil

Compartilhe

  • Lula pediu ajuda a Alckmin para garantir a vinda de Maduro ao Brasil no dia 1° de janeiro de 2023;
  • O petista pediu ao vice eleito para que tentasse “dar um jeito na história do Maduro”;
  • Maduro está impedido de entrar no Brasil por conta de uma portaria assinada em 2019.

Segundo o Yahoo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu ajuda ao vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para garantir condições que permitam a vinda do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, à posse dos dois no próximo dia 1° de janeiro. As informações são da coluna da Andréia Sadi, no portal g1.

Segundo relato obtido pelo blog, no final da cerimônia de anúncio dos primeiros cinco ministros do novo governo, no último dia 9 de dezembro, o petista pediu ao vice para que ele tentasse “dar um jeito na história do Maduro”.

Maduro está impedido de entrar no Brasil por conta de uma portaria assinada em 2019 pelos então ministros da Justiça, Sergio Moro, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

De acordo com o portal UOL, no documento, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que o ingresso de altos funcionários do regime venezuelano no Brasil contraria a Constituição Federal.

Segundo o jornal O Globo, a lista inclui o nome de mais de 100 venezuelanos proibidos de entrar no território brasileiro.

Portanto, para que Lula possa receber Maduro em 1º de janeiro, o atual governo precisa revogar a portaria conjunta. Para interlocutores petistas, porém, isso é bem improvável que aconteça.

A decisão da gestão Bolsonaro, que deve ser revertida pelo petista, deixou centenas de brasileiros que vivem na Venezuela sem assistência diplomática.

O responsável do Itamaraty pela cerimônia de posse de Lula, o embaixador Fernando Igreja, disse na última quarta-feira (14) que as presenças de 17 chefes de Estado já estão confirmadas para o dia 1° de janeiro.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: