Bolsonaro quer trocar diretores da Petrobras para impedir aumento dos combustíveis antes do 2º turno

Bolsonaro quer trocar diretores da Petrobras para impedir aumento dos combustíveis antes do 2º turno

Compartilhe

O governo Jair Bolsonaro (PL) planeja trocar diretores da Petrobras para impedir que a empresa determine aumento nos preços dos combustíveis no país antes da realização do segundo turno da eleição, que acontecerá em 30 de outubro. Bolsonaro enfrenta o ex-presidente Lula (PT) no pleito presidencial.

“O novo presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, quer mudar as diretorias que cuidam da análise de preços na companhia: Finanças e Comercialização e Logística. Andrade também quer trocar o comando da Diretoria de Governança e Conformidade”, explica Valdo Cruz, do g1.

Além de evitar um aumento nos combustíveis que pudesse prejudicar Bolsonaro, o presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, chegou a discutir internamente a possibilidade de reduzir os preços da gasolina e do diesel, buscando gerar notícias positivas para o governo.

Os diretores de Finanças e Comercialização e Logística, porém, foram contra. Eles alegaram que, neste momento, os preços internos estão abaixo do que o praticado no mercado internacional.

Com a mudança no cenário global, a Petrobras, pela sua atual política de preços, será forçada em breve a anunciar aumento no preço dos combustíveis. “O preço do petróleo voltou a subir, principalmente depois que a Opep reduziu a produção de óleo, gerando pressão de alta. Com isso, não haveria possibilidade de corte no valor do diesel e da gasolina no mercado interno, mas de alta. Por enquanto, é possível segurar os preços por algumas semanas, mas se a tendência de alta no petróleo se mantiver a regra da Petrobras determina aumento nos produtos no país. Segundo assessores da Petrobras, se a estatal reduzisse os preços hoje iria contra a regra atual, de paridade de preços de importação. Com isso, a diretoria ficaria sujeita a uma ação na Justiça por parte de acionistas minoritários”, informa o jornalista.

*Com 247

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: