Especialistas afirmam que prática caracteriza compra de votos; Órgão federal cita ’emergência’.
De acordo com a Folha, estatal central no escoamento das emendas parlamentares e na sustentação do esquema de toma lá dá cá aprimorado na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), a estatal federal Codevasf doou e instalou cisternas às vésperas da eleição em residências marcadas com adesivos de propaganda de um deputado federal aliado candidato à reeleição.
A Folha flagrou a situação nesta semana em Juazeiro (BA), dias após um vereador aliado ter intermediado a doação dos equipamentos e ter pedido votos ao parlamentar. As casas visitadas pelo correligionário ou sua equipe receberam o adesivo da campanha do congressista.
O material foi comprado pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e instalado nas casas marcadas com o nome de Elmar Nascimento, líder da União Brasil na Câmara dos Deputados.
Elmar tem influência no governo Bolsonaro, tendo sido ele o responsável pela indicação do atual presidente nacional da Codevasf e de seu superintendente regional na Bahia.
Moradores que preferiram não se identificar disseram à reportagem que os pedidos de cisternas à Codevasf foram feitos há mais de dois anos, mas só saíram agora, às vésperas da eleição.
De acordo com os relatos, o vereador de Juazeiro Hitallo Marcelino (DC), apoiador da reeleição do parlamentar, intermediou a liberação dos reservatórios.
Segundo esses relatos, Marcelino primeiro procurou potenciais beneficiários das cisternas para pedir votos ao congressista e, em seguida, avisou a todos sobre o elo dos equipamentos com emendas parlamentar liberadas por Elmar.
Os adesivos de campanha colocados nas casas das famílias visitadas acaba funcionando como uma retribuição imediata e mostram um vínculo com o candidato padrinho da doação.
Isso, segundo especialistas, configura uma situação de compra de votos.
A entrega e a instalação dos reservatórios em casas que traziam adesivo de campanha de Elmar ocorreram na quarta (28) e quinta-feira (29), em povoados do distrito de Pinhões, na zona rural de Juazeiro.
A reportagem também verificou que esses mesmos moradores receberam material de divulgação do parlamentar, como santinhos com seu número de urna.