Empresa ligada a site de fake news contra Lula fatura R$ 7 milhões de campanha de Bolsonaro e do PL

Empresa ligada a site de fake news contra Lula fatura R$ 7 milhões de campanha de Bolsonaro e do PL

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Sócio da Magic Beans Comunicação aparece como responsável pelo Lulaflix.

A Magic Beans Comunicação, cujo sócio é responsável pelo site Lulaflix, deve embolsar ao menos R$ 7 milhões da campanha de Jair Bolsonaro e de seu partido, o PL.

O Lulaflix é um site que reúne conteúdo negativo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que foi impulsionado no Google pela campanha de Bolsonaro, numa prática que —segundo especialistas— fere a legislação eleitoral.

A chapa do presidente contratou a empresa por R$ 4 milhões, mas seu nome já aparecia nas contas do PL desde a pré-campanha, segundo informações disponibilizadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral),

Foram três pagamentos realizados pela legenda comandada por Valdemar Costa Neto entre os dias 10 junho e 21 de julho, num total de R$ 3,1 milhões, quitados com dinheiro do fundo partidário.

Pouco antes, no mês de março, a Magic Beans, com sede em São Paulo, passou por uma reformulação. Teve seu capital social turbinado e suas atividades econômicas ampliadas.

A empresa também foi contratada, por R$ 100 mil, pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que tenta retornar à Casa pelo PTB paulista.

A Folha mostrou na quinta-feira (15) que a campanha de Bolsonaro criou e impulsionou o Lulaflix no Google. A equipe de Lula recorreu ao TSE para tentar barrar a promoção da página e retirá-la do ar.

A conduta fere a legislação eleitoral, dizem especialistas. Poderia haver, segundo eles, apenas o estímulo de conteúdo positivo sobre as campanhas dos próprios candidatos, sendo vedado promover material negativo contra adversários.

O Lulaflix foi criado no dia 30 do mês passado e o domínio está registrado no CNPJ da campanha bolsonarista, embora essa informação não conste no TSE.

O nome do responsável é Lucas Allex Pedro dos Santos, 27, sócio-administrador da Magic Beans, que tem endereço no bairro da Água Branca, em São Paulo. Ele também aparece como “contato técnico” de um site oficial da campanha do mandatário, o Pelo Bem do Brasil 22.

Santos e a Magic Beans foram procurados pela Folha, mas não houve resposta. A campanha de Bolsonaro e o PL também não se manifestaram.

Pessoas que conhecem Santos afirmaram, reservadamente, que ele nunca havia trabalhado com campanhas políticas ou políticos. O mais próximo disso foram contratos relacionados a divulgação de políticas públicas.

Segundo esses interlocutores, o empresário comemorou o fato de ter sido contratado por uma campanha presidencial importante.

A Magic Beans atua na produção em massa de conteúdo para a campanha de Bolsonaro e também para o PL, mas não tem ingerência sobre o teor das publicações. Tampouco cuida das redes pessoais do presidente.

Documentos da Junta Comercial da capital paulista mostram que a empresa foi reconfigurada em março. Segundo os registros, ela tinha, até então, o nome de seu proprietário e um capital social de apenas R$ 1.000. Mudou para o novo nome e o capital social foi aumentado para R$ 150 mil.

Também passou a ter como atividades econômicas consultoria em publicidade, suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, atividades de consultoria em gestão empresarial.

*Com Folha

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