Nova pesquisa mostra que presidente ampliou ainda mais vantagem nas duas maiores regiões eleitorais do país e vitória no 1° turno volta a ser provável.
A nova pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a corrida presidencial divulgada na noite desta segunda-feira (12), que trouxe o ex-presidente Lula (PT) com 16 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), mostra também um recorte muito preocupante para o atual mandatário de extrema-direita: uma verdadeira surra no Nordeste, segundo maior colégio eleitoral do país, e uma vantagem de 10 pontos no Sudeste, o maior dos colégios.
No Nordeste, Lula foi de 56% há uma semana para 61% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro desceu de 23% para 22% no levantamento atual, uma colossal margem. Já no Sudeste, o ex-presidente subiu um ponto e foi de 41% para 42%, ao passo que o atual chefe do Executivo subiu de 30% para 32%.
O Nordeste tem 27% de todos os eleitores do país, enquanto o Sudeste apresenta 42% do total dos votantes. A pesquisa Ipec desta noite ouviu 2.512 pessoas em todos os estados do Brasil, entre os dias 9 e 11 de setembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
*Com Forum