Nesta quinta (21), Lula voltou a falar sobre a retomada dos direitos trabalhistas. O ex-presidente citou os avanços de seu governo na área e disse que “retrocedemos” durante a gestão de Jair Bolsonaro, diz o DCM.
“Às vezes, o companheiro não tem previdência. Que microempreendedorismo é esse? Criamos 22 milhões de empregos com carteira profissional assinada. As pessoas tinham direito a férias, eram tratadas de forma civilizada. Retrocedemos. Carteira Verde e Amarela… Quais condições de trabalho, de emprego?”, disse o petista.
Lula ainda falou sobre o aumento salarial durante o período em que governo o país e criticou o estado do agronegócio com o atual chefe do Executivo.
“Vocês recebiam aumento do salário mínimo acima da inflação. Hoje, apenas 7% recebem aumento acima da inflação. Esse genocida não faz absolutamente nada. As máquinas grandes que aparecem na televisão colhendo algodão, eram financiadas a 2% de juro, com três anos de carência. Hoje pagam 18% de juros”, prosseguiu.
Para o pré-candidato à presidência pelo PT, a melhor forma de solucionar os problemas do governo Bolsonaro é criar mais oportunidades na educação: “O que o pobre precisa é ter oportunidade para competir no emprego, nas universidades. Temos que colocar mais gente na faculdade”, completa.