Bolsonaro pediu que STF derrube decisão de Moraes, que deu início ao processamento da investigação de interferência do presidente, diz o GGN.
Jair Bolsonaro pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube o pedido do ministro Alexandre de Moraes sobre a investigação da interferência do presidente na Polícia Federal, relacionada ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Milton Ribeiro, que chegou a ser preso em deflagração da Polícia Federal, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro o havia alertado de que ele seria alvo de Operação.
A fala do ex-ministro foi feita em um dos áudios e telefonemas pessoais interceptados pelos investigadores, que levantaram a suspeitas de interferência na apuração.
Outro inquérito de interferência
Mas Bolsonaro já era alvo de inquérito no STF pela acusação de interferir na PF, em 2020, após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça.
Com esse novo áudio, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu para que os fatos relacionados a Milton Ribeiro, de suposta interferência de Bolsonaro na investigação, fossem apurados nesse inquérito, que está sob a relatoria de Moraes.
Bolsonaro quer tirar de Moraes
O ministro pediu, na semana passada, a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o episódio.
Mas a defesa do presidente, a Advocacia-Geral da União (AGU) alegou que se tratam de inquéritos diferentes, e que a ministra Cármen Lúcia é a responsável pela investigação relacionada ao ex-ministro.
Com esse argumento, Bolsonaro quer derrubar o pedido de Alexandre de Moraes sobre o posicionamento da PGR. Na prática, a AGU não quer que o ministro seja o relator dessa apuração de possível interferência do mandatário.
Marcos
julho 6, 2022 at 7:35 pmSe isso é verdade o Sr.Presidente da República um ato imoral usando o poder para cometer essabarbaridades se ele não tem culpa é só ficar ar na dele e deixar a polici Federal trabalhar.