A Biblioteca Nacional vai dar para o deputado federal Daniel Silveira (PTB-SP) a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro. Homenagem concedida apenas a acadêmicos, autoridades e intelectuais que contribuem para o universo da literatura. Entre os que já foram homenageados estão os escritores Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade
Silveira afirmou: “É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena”. “Para mim é muito honroso ter o reconhecimento de lá”, completou. A informação foi dada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Já na manhã desta sexta-feira (1º), na sede da instituição, no Rio de Janeiro será realizada a cerimônia. Além disso, 200 personalidades por ocasião do Bicentenário da Independência receberão a honraria este ano.
No entanto, o parlamentar disse que não sabe se irá participar da cerimônia, pois, segundo ele, já tinha uma agenda prévia, mas vai tentar cancelar seus compromissos para receber o prêmio pessoalmente.
Silveira foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 8 anos e 9 meses de prisão em abril deste ano. Era previsto que o parlamentar ficasse em regime inicial fechado por ataques aos ministros da corte. Entretanto, um dia depois, o deputado recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).