Ativistas brasileiros prepararam um “esquenta” para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas ruas de Los Angeles (EUA), cidade que nesta semana recebe a nona Cúpula das Américas. O chefe do Executivo brasileiro deve participar do evento a partir desta quinta-feira (9), segundo a Folha.
Na tarde desta terça (7), um caminhão com três telas de LED circulou pelas ruas da cidade da Califórnia com mensagens como “Fuera, Bolsonaro”, “Don’t trust Bolsonaro” (não confie em Bolsonaro) e “Bolsonaro loves Trump” (Bolsonaro ama Trump). Todas vinham acompanhadas de imagens do presidente brasileiro.
A ação foi promovida por uma articulação de organizações brasileiras e internacionais, que preferem manter o anonimato alegando motivos de segurança para seus integrantes. O grupo diz temer represálias e violências a que ativistas estão sujeitos no Brasil.
A ação se assemelha a uma promovida em Nova York em setembro do ano passado, por ocasião da viagem do presidente para a Assembleia-Geral da ONU. Foi em uma confusão envolvendo o veículo que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mostrou o dedo do meio para manifestantes.
Em nota divulgada nesta terça, a articulação de entidades diz que Bolsonaro leva para Los Angeles e para a Cúpula das Américas sua “péssima reputação ambiental e seu desprezo pelas instituições democráticas”.
Segundo eles, a intenção da intervenção é alertar os americanos e o presidente Joe Biden sobre o tipo de líder que será prestigiado com uma reunião bilateral. “É um erro confiar em qualquer tipo de compromisso que ele venha a assumir nesse encontro”, afirma o texto.