Durante evento nesta segunda (6), Lula afirmou que seguirá lutando contra a desigualdade racial e diz que quer “construir uma sociedade mais justa”. “Não tenham medo de falar, não tenham medo de gritar, de denunciar. O silêncio faz com que se perpetue o racismo, o preconceito”, disse o ex-presidente. Ele participa do lançamento da iniciativa “Quilombo nos parlamentos”, evento para impulsionar as pré-candidaturas ao Poder Legislativo, segundo o DCM.
“Estou na trincheira da luta pela democracia há muitos anos, e é a primeira vez que me deparo com um evento como o que o movimento negro organizou hoje, lançando candidaturas por diversos partidos políticos”, afirmou o petista.
Lula lembrou da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010, e afirma que ele foi “uma conquista do movimento negro”. “Porque se vocês não lutassem, exigissem, a gente não teria feito tudo o que fizemos”.
“Como queremos que as necessidades do povo negro sejam atendidas se existem poucos representantes do povo negro no Congresso? Nas assembleias legislativas? É por isso que essa iniciativa é importante, para dizer que vocês não aceitam mais ser coadjuvantes da política brasileira”, prosseguiu.
O ato do qual participa o ex-presidente ocorre na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo.