Para Marcos Coimbra, do Vox Populi, apenas uma “extravagância institucional” poderia ameaçar o favoritismo que Lula ostenta nas pesquisas.
Os grandes meios de comunicação no Brasil deveriam parar de forçar uma “terceira via”, como se a eleição presidencial de 2022 estivesse “em aberto”. Para o povo, não está. As pesquisas eleitorais até aqui indicam que o apoio a Jair Bolsonaro e Lula está consolidado. O ex-presidente petista lidera as intenções de voto e apresenta chances de vencer a batalha contra o extremista de direita já no primeiro turno. Para Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, Lula “provavelmente terminará esta eleição com a maior vitória eleitoral da história política brasileira”. A única coisa que hipoteticamente poderia atrapalhar a vitória do petista, na visão de Coimbra, é se acontecer alguma “extravagância institucional”.
“Acho que Lula terá uma vitória maiúscula. Já é o maior favorito que tivemos em todas as eleições. Nunca tivemos um candidato no início de junho com o tamanho que Lula tem hoje, nem mesmo Fernando Henrique [Cardoso, que já venceu uma eleição no primeiro turno]. Lula provavelmente terminará esta eleição com a maior vitória eleitoral da história política brasileira. Vamos parar de cultivar a imagem de que a eleição está em aberto porque, para o povo, não está”, disse Coimbra, lembrando que as pesquisas indicam que a certeza de voto em Lula ou Bolsonaro está consolidada, enquanto os eleitores de Ciro Gomes e outros candidatos admitem que podem mudar de opinião.
Após anos de massacre midiático e de lawfare na Lava Jato, Lula já não é alvo de nenhuma ação penal que possa impedir sua candidatura. Ainda na visão de Coimbra, tampouco há ingredientes suficientes para formar uma tempestade perfeita que possa levar a um golpe contra os resultados das urnas.
*Com GGN