Pasta diz que indústria poderia usar dados os dados para especular preços.
O Ministério da Saúde decidiu ampliar o sigilo de seus estoques. O governo argumenta que a indústria pode especular com os dados ao estabelecer preços em negociações de vendas ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Com isso, a pasta comandada pelo ministro Marcelo Queiroga vai manter escondidas as informações sobre produtos vencidos. Em setembro de 2021, a Folha mostrou que a Saúde guardava R$ 243 milhões em medicamentos, vacinas, testes e outros itens sem validade.
sigilo de todo o estoque cairia no próximo ano, mas o general da reserva Ridauto Fernandes, diretor de Logística da Saúde, assinou novo termo de classificação da informação no dia 20 de abril.
Com isso, não há mais uma data para todo o estoque ser revelado. As informações serão protegidas por dois anos a partir de quando forem produzidas.
O sigilo também alcança dados sobre o volume de produtos que saiu do estoque.
Em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde respondeu a um pedido de informações do deputado Alexandre Padilha (PT) e disse que o valor do estoque vencido, à época, era de R$ 102,26 milhões, ou seja, menos da metade do registrado meses antes.
Não está claro se o volume caiu porque a pasta incinerou parte do estoque neste intervalo, pois o governo também esconde o dado sobre produtos descartados.
O governo federal tem recebido críticas por impor sigilo sobre informações sensíveis à gestão de Jair Bolsonaro (PL), como a lista de autoridades que acessam o Palácio do Planalto.
jorge jose
maio 17, 2022 at 1:19 pmSerá PANDEGO e/ou TRAGICO?! Esse general ‘logo-ESTRATÉGA’ macunaima Equacionar, ESCONDENDO as IMPORTANTES INFORMAÇÕES AOS CIDADÃOS CONTRIBUINTES, sistemas de ‘abastecimentos emergenciais’ médico-hospitalar face à pandemia e com essas ‘medidas profiláticas’ impor as Figuras Icônicas da ESTRATÉGIA UNIVERSAL: Sun Tzu[Arte da guerra-China]; Uisses [Tróía-Ítaca]; Leônidas[Térmopilas-Esparta] e Zhukov[2ªGG-URSS], Revirarem-se em seus respectivos e VENERANDOS TUMULOS, face a verdadeira ODISSÉIA de BARBARIDADES e [DES] respeito aos eleitores que, sob uma terrível tempestade de FAKE NEWS e LAVAGEM CEREBRAL [SUB] liminar digital, elevaram do ostracismo e da caverna de Platão tão execrável triste figura, mentora desse ‘estratégista & sanitárista’ AS AVESSAS, mata a vidas uteis e preservam os PARASITAS perniciosos a Boa Politica e Bem Estar Social, certo?