Na noite de terça, Moscou voltou a falar que os Estados Unidos estão trabalhando com laboratórios ucranianos para desenvolver armas biológicas. As informações na mídia russa cresceram no período anterior da mudança militar de Moscou para a Ucrânia.
“As acusações russas são absurdas, são risíveis e você sabe, nas palavras de meu avô católico irlandês, um bando de idiotas. “Não há nada disso. É propaganda russa clássica”, disse o porta voz do pentágono, John Kirby, nesta quarta”.
Secretária de imprensa da Casa Branca nos EUA fala sobre as acusações da Rússia
Jen Psaki disse que o “longo e bem documentado histórico de uso de armas químicas” dos russos, bem como seu padrão de “acusar o Ocidente das próprias violações que a própria Rússia está cometendo”.
O Programa de Redução de Ameaças Biológicas do Pentágono vem trabalhando com o governo ucraniano para garantir a segurança de patógenos e toxinas armazenados nos laboratórios. Em meio a acusações semelhantes de guerra biológica em 2020, a embaixada dos EUA em Kiev divulgou um comunicado dizendo que seu envolvimento era para garantir que “patógenos perigosos não caíssem em mãos erradas”.
*Por DCM