No eleitorado evangélico, Bolsonaro está a frente e lidera com 48% das intenções de voto. Lula vem logo atrás com com 27%. Os católicos, por outro lado, preferem o petista, que lidera as intenções com 44% contra 26% de Bolsonaro. No eleitorado em geral, Lula lidera com 40%, enquanto Bolsonaro tem 32%.
O PoderData pergunta aos entrevistados sobre sua religião e cruza os resultados com a intenção de voto para chegar a estes números. Nesta rodada, 50% dos entrevistados se declararam católicos e 25%, evangélicos.
O eleitorado evangélico é um dos pilares de Bolsonaro na eleição. O presidente nomeou André Mendonça, que é pastor, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pesquisa mostra que Lula venceria 2º turno se eleições fossem hoje
A pesquisa PoderData também indica que o ex-presidente venceria Bolsonaro em um eventual 2º turno se as eleições fossem realizadas hoje. O petista teria uma vantagem de 14 pontos percentuais. São 51% de Lula contra 37% de Bolsonaro
Em comparação a levantamentos anteriores, a diferença nos percentuais entre os dois vem diminuindo. A última pesquisa, realizada de 13 a 15 de fevereiro, mostrava o atual presidente com 15 pontos atrás do petista no 2º turno. Entre agosto e setembro de 2021, quando Bolsonaro estava em guerra com o STF, o ex-presidente teve vantagem de 25 pontos.
Foram entrevistadas 3 mil pessoas com 16 anos de idade ou mais em 226 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa PoderData foi realizada de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022.
*Por DCM