A Rússia não tem planos de “invasão” da Ucrânia e não está implementando agora, disse o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, em entrevista à rede de televisão americana CBS.
– Não existem tais planos – assegurou o embaixador russo.
-A liderança de nosso país declarou repetidamente e continua declarando sua prontidão para continuar resolvendo problemas pendentes por meio da diplomacia – disse
Segundo Antonov, todo estado tem o direito de proteger seu território e fronteiras.
– A Federação Russa, os Estados Unidos ou qualquer outro país não é exceção. As tropas russas estão em nosso território soberano. Não ameaçamos ninguém. Por que outros países tentam nos ditar onde podemos enviar nossas tropas e quantas. Gostaria de enfatizar mais uma vez que este é o nosso Pode-se imaginar que a Rússia vai exigir que os EUA não coloquem suas tropas no Alasca ou na Flórida? Tenho certeza de que tal exigência seria inaceitável para os Estados Unidos – disse.
A entrevista foi ao ar na CBS neste domingo (20/02). A transcrição divulgada mais tarde demonstrou que a empresa de TV resumiu as respostas de Antonov. A entrevista não foi transmitida ao vivo.
Washington e Kiev têm recentemente ecoado alegações sobre a potencial invasão da Ucrânia pela Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou essas alegações como “vazias e infundadas”, servindo como uma manobra para aumentar as tensões, apontando que a Rússia não representava nenhuma ameaça a ninguém. No entanto, Peskov não descartou a possibilidade de provocações destinadas a justificar tais alegações e alertou que as tentativas de usar a força militar para resolver a crise no sudeste da Ucrânia teriam sérias consequências.
Assista a entrevista [em inglês]
*Por Esmael Morais