Levantamento também mostra que o ex-presidente Lula vence a disputa presidencial entre o eleitorado paulista.
Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (18) revela que o ex-prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo governo paulista e tem 38% das intenções de votos quando o seu nome é associado como uma escolha de Lula e Alckmin.
O ministro Tarcísio de Freitas aparece com 25% das intenções de votos quando o seu nome é associado ao do presidente Bolsonaro (PL).
Por sua vez, Rodrigo Garcia, o candidato de Doria, tem 10% das intenções de voto quando apresentado como o sucessor do atual governador de São Paulo.
Outros cenários
O único cenário em que Fernando Haddad não lidera é quando o nome do ex-governador Geraldo Alckmin é apresentado como candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Neste caso, ambos aparecem com 20%.
Em seguida aparecem Márcio França (PSB) com 12%, Guilherme Boulos (PSOL) com 10%, Tarcísio de Freitas com 7% e Rodrigo Garcia (PSDB) com 7%.
Sem Alckmin
Quando os nomes dos pré-candidatos ao governo de São Paulo são apresentados sem Geraldo Alckmin, Fernando Haddad (PT) lidera com 28%, seguido de França com 18%, Guilherme Boulos com 11%, Tarcísio de Freitas com 10% e Rodrigo Garcia com 5%.
m um cenário sem os nomes de Haddad, Boulos e Alckmin, Márcio França lidera com 31%, seguido de Tarcísio de Freitas com 15% e Rodrigo Garcia com 6%.
Sem o nome de França, Haddad chega a 33%, Tarcísio aparece com 16% e Garcia com 7%.
Espontânea
Fernando Haddad também lidera na “espontânea”, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado. O petista aparece com 6% das intenções de votos, seguido de Tarcísio de Freitas com 5%, João Doria com 4%, Márcio França tem 4%, Boulos com 3%, Alckmin com 1%, Rodrigo Garcia tem 1% e Abraham Weintraub aparece com zero.
Lula lidera em SP
O levantamento do Ipespe também revela que o ex-presidente Lula lidera na intenção de votos entre o eleitorado paulista e tem 34% das intenções de votos.
Bolsonaro aparece com 26%, Sergio Moro (Podemos) 11%, Ciro Gomes (PDT) 7% e João Doria (PSDB) 5%. Os outros candidatos marcaram 1%.
A pesquisa Ipespe realizou 1 mil entrevistas entre os dia 14 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
O ex-presidente Lula também lidera na espontânea e aparece com 30% das intenções de votos. O presidente Bolsonaro aparece com 24%, seguido de Sergio Moro com 9%, Ciro Gomes com 6% e João Doria com 4%.
André Janones, Alessandro Vieira, Felipe D’Avila, Simone Tebet e Rodrigo Pacheco não pontuaram.
Interesse pela eleição
A pesquisa do Ipespe traz um dado interessante que revela o interesse do eleitorado paulista pela Eleição 2022.
De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados disseram estar “muito” interessado; 16% responderam ter “algum interesse”; 14% disseram ter “pouco interesse” e 19% disse “não ter interesse”.
*Com informações da Forum