A Neuralink, uma empresa criada em 2016 por Elon Musk, bilionário da tecnologia, está em processo de preparação para implantar implantes de chips cerebrais em seres humanos. Segundo a startup, houve a realização de experimentos em macacos com bons resultados.
A empresa procura hoje um “diretor de testes clínicos”. Eles querem, para preencher a vaga, alguém que “trabalhará de perto com alguns dos médicos e engenheiros mais inovadores, além de trabalhar com os primeiros participantes de teste clínico da Neuralink”.
Ao Wall Street Journal Musk disse que “temos a chance de restaurar a funcionalidade integral do corpo de alguém que teve uma lesão na coluna. A Neuralink está trabalhando bem com macacos e estamos fazendo muitos testes e confirmando de que é muito seguro e confiável. E o dispositivo da Neuralink também pode ser removido com segurança”.
Empresa de Musk quer trazer novas ferramentas para a medicina
Uma das apostas da empresa é na medicina, com a pretensão de criar uma “simbiose” entre a mente humana e a máquina. A tecnologia poderia curar a paralisia, cegueira, perda de memória e outras doenças nervosas.
Ainda segundo a empresa, um dos seus diferenciais é o uso de linhas flexíveis de eletrodos nas proximidades dos neurônios, que fazem parte do cérebro humano.
Ainda não há data para início dos testes em humanos.
*Por DCM