Moro foi convidado por Luciano Bívar para se filiar ao União Brasil. Não é segredo para ninguém que o presidente do PSL sempre sonhou em ser vice do ex-aliado de Bolsonaro. Mas seu nome sofre resistência. Por isso fez algumas propostas para seduzir o antigo ministro bolsonarista.
Uma das propostas é dar a vice para Renata Abreu, presidente do Podemos. Além disso, o União Brasil retiraria o apoio que está dando para Rodrigo Garcia em São Paulo. Pois o partido tem como pré-candidato o Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei. Além disso, a parceria colocaria pressão em João Doria para retirar sua candidatura e apoiar Moro.
Todas essas promessas seduziram Moro e Renata. Ninguém do Podemos criaria rejeição ao ex-juiz parcial caso isso ocorresse. Pelo contrário, há enorme defesa para que a parceria saía do papel.
DEM e PSL em guerra por causa de Moro
Mas a ida de Moro para o União Brasil deve não acontecer. Isto porque a ala DEM do partido, liderada por ACM Neto, não apoia a ida do ex-juiz para o partido. Na avaliação dos aliados do ex-prefeito de Salvador, não há nenhuma vantagem em ter o ex-ministro de Bolsonaro na sigla.
ACM era defensor do partido se juntar com João Doria. Porém, o ex-prefeito tem dito para interlocutores que talvez o melhor caminho seja a legenda ser independente. Ou seja, os diretórios estaduais escolheriam suas alianças.
A definição sobre o assunto deverá acontecer entre fevereiro e março. Até lá, todos os lados vão aguardar mais pesquisas eleitorais para definir os seus futuros.
*Por DCM