Deu ruim para o suspeito ex-juiz Sergio Moro (Podemos), o senador Alvaro Dias (Podemos) e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). O novo fato pode significar uma reviravolta no cenário político do estado e do país.
O presidente do Podemos no Paraná, o ex-prefeito de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho, anunciou a sua filiação ao PSDB do Paraná para construção de uma candidatura ao governo do estado.
O anúncio foi feito ao lado do ex-governador Beto Richa; do presidente Nacional do PSDB, Bruno Araújo; e do governador de São Paulo, João Doria.
Participaram da reunião em São Paulo, o deputado federal Rossoni e o deputado estadual Michele Caputo.
PSDB terá candidato
Os tucanos paranaense informaram que terão candidato ao governo no Paraná contrário a Ratinho Junior, Alvaro Dias e Sergio Moro. Em termos prático, Cesar Silvestri Filho e o PSDB podem levar a disputa pelo Palácio Iguaçu para o segundo turno.
Além do PSDB, os bolsonaristas também podem lançar uma quarta candidatura no Paraná contra Moro e Ratinho. O presidente da República sonda o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros II, irmão do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, ou o deputado Felipe Barros –amigo dos filhos do mandatário.
O acordo “por cima” entre Ratinho Junior, Sergio Moro e Alvaro Dias causou cisão no próprio grupo do governador. Não é descartada a hipótese do ex-chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, deixar o PSD para concorrer ao Senado pelo PSDB.
Candidatura no Paraná
A disputa ao governo do Paraná terá ao menos quatro candidatos competitivos em 2022. A saber:
- Ratinho Junior (PSD)
- Roberto Requião (PT, provavelmente)
- Cesar Silvestri Filho (PSDB)
- Silvio Barros II (PP) ou Felipe Barros (PSL), ambos da base bolsonarista
Resumo da ópera: desandou o arroz doce de Ratinho Junior, Sergio Moro e Alvaro Dias.
*Por Esmael Morais