Com o sistema atmosférico desregulado com o aquecimento global, pela ação humana, o verão deste ano tem sido um dos mais estranhos já registrados pela Meteorologia. Enquanto o sudeste é centro-oeste registram temperaturas dignas de inverno, com fortes e constantes chuvas, o sul amarga temperaturas absolutamente extremas para a região.
Segundo o MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul deve ter máximas acima de 35 ºC, podendo passar dos 40 ºC em muitas cidades, incluindo nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves. Na Serra Gaúcha, as máximas devem ser de 37 ºC em Caxias do Sul.
O calor intenso pode gerar recordes no estado, mas a capital, Porto Alegre deve ficar de fora de ter um registro histórico. Segundo o MetSul, a temperatura deve ficar em torno dos 37 ºC na área. O recorde para o MetSul no município é de 40,7 ºC, em 1º de janeiro de 1943, e no Climatempo, 40,6 ºC, em 6 de fevereiro de 2014 — as medições sofrem variações por utilizarem diferentes métodos e instrumentos.
TEMPO | Massa de ar extremamente quente vai tomar conta do Centro da América do Sul nesta segunda semana do ano com marcas até 15°C acima do normal para janeiro e possível quebra de recordes históricos de calor. Trata-se de uma onda de calor de força incomum. pic.twitter.com/ScIGYxJjVS
— MetSul.com (@metsul) January 9, 2022
* Informações do UOL