Quem apostou na divisão do campo progressistas perdeu tempo. Os socialistas voltaram a discutir uma associação partidária com o Partido dos Trabalhadores. Parlamentares do PSB querem estar no bonde do Lula em 2022.
A bancada federal do PSB se reuniu na manhã desta segunda-feira (03/01) para bater o martelo favoravelmente à formação de uma federação partidária com o PT em 2022, como prevê a nova legislação eleitoral.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, será comunicado oficialmente ainda esta semana sobre a posição da bancada federal no Congresso.
Há um debate na base socialista sobre a federação partidária com o PT.
Deputados e senadores do PSB querem se associar aos petistas enquanto prefeitos, vereadores e deputados estaduais –em algumas praças–rejeitam o projeto que os obrigará a ficar juntinhos pelos próximos quatro anos, inclusive nas eleições de 2024.
O TSE determinou que a federação terá de ser formalizada até abril, ou seja, o tempo urge.
Portanto, Carlos Siqueira terá de fazer uma opção nas vésperas de eleições 2022: ou fica com vereadores, prefeitos e deputados estaduais ou prestigia a bancada federal do PSB no Congresso Nacional e, consequentemente, adianta o passo rumo à federação com o PT.
*Por Esmael Morais