Com a paralisação confirmada, a operação padrão deverá sofrer grande impacto nas importações e exportações. Isto porque acaba afetando os órgãos que possuem a responsabilidade de controlar a entrada e saída de mercadorias.
Houve ainda apoio aos profissionais que decidiram entregar os cargos na entidade. Segundo informações da CNN Brasil, um dos 10 superintendentes da Receita deixou sua função.
Para poder conter a crise, o Ministro da Casa Civil prometeu ao presidente Bolsonaro entrar em ação. Ele irá se reunir com o secretário da Receita Federal. O objetivo é conversar sobre a crise na instituição. E também encontrar soluções para resolver os impasses.
Servidores da Receita fazem renúncia
Uma parte dos servidores da Receita Federal apresentou uma renúncia coletiva, nesta quinta-feira (23), em forma de protesto contra o corte de verbas no órgão, promovido pelo orçamento de 2022, aprovado no Congresso.
Os funcionários que protestam atuam como conselheiros e especialistas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), uma espécie de “tribunal” da Receita. O Carf é um órgão colegiado, formado por representantes do governo e da sociedade, que julga em segunda instância processos relacionados a questões tributárias e aduaneiras.
O presidente do Sindifisco, Kleber Cabral afirma que a renúncia tem um componente extra, já que, em janeiro, o Carf julgaria processos sem limite de valor. “São os recursos mais relevantes”, diz o sindicalista.
*Por DCM