Desta vez, a expectativa despencou de 2,1% para pífio 1%. Já para este ano, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu e passou de 4,7% para 4,4%. Em 2020, a queda do PIB foi de 4,1%.
No relatório, o BC apontou que “surpresas negativas em dados recentemente divulgados – que sugerem perda de dinamismo da atividade e reduzem o carregamento estatístico para o ano seguinte −, novas elevações da inflação, parcialmente associadas a choques de oferta, e aumento no risco fiscal pioram os prognósticos para a evolução da atividade econômica no próximo ano”.
Outra questão abordada pelo BC é o índice de confiança dos empresários e trabalhadores e que esses pontos são importantes para definir as estimativas.
“Os indicadores de confiança de empresários e consumidores, particularmente relevantes para entender a atividade ao longo do trimestre corrente, recuaram nos últimos meses. Dessa forma, o resultado abaixo do esperado no terceiro trimestre e a piora nos prognósticos para o quarto reduzem a projeção de crescimento para 2021 e o carregamento estatístico para 2022”, diz o banco.