Em entrevista ao DCM TV em 2020, o ex-presidente Lula mandou um recado a Donald Trump, Emmanuel Macron e “todos os líderes do mundo”:
“Assange deveria nesse momento estar sendo definido como um herói da democracia, como um herói da liberdade, como um herói da comunicação, como um cara que prestou bem a humanidade, denunciando crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos”.
Nesta sexta-feira (10), a Justiça do Reino Unido decidiu que Assange poderá ser extraditado para os Estados Unidos ao aprovar um pedido de recurso do governo americano.
O australiano de 50 anos enfrenta nos EUA ao menos 17 acusações criminais, incluindo uma violação da lei de espionagem, e conspiração para invadir computadores do governo.
Lula disse que Assange merecia um Nobel da Paz
O ex-presidente defendeu que ele deveria ganhar um Nobel da Paz pelos serviços prestados e criticou “democratas mentirosos” que não se manifestam a favor do ativista australiano.
“Assange não merece ser punido, merece ser reconhecido como homem que prestou enorme serviço a humanidade, denunciando o genocídio das guerras, denunciando a mentira, a manipulação dos Estados Unidos”.
À época em que Lula cedeu a entrevista, discutia-se a extradição do fundador do WikiLeaks.
“Como é que pode um jornalista ser preso e condenado por prestar informação que todos os jornais defendem?”, questionou ainda o petista.
*Por DCM