Motorista negou socorro; manifestantes afirmam ter visto ele sacando uma arma durante a discussão.
Uma manifestante foi atropelada no centro do Recife (PE) no fim da manhã deste sábado (02) durante o ato “Fora, Bolsonaro”. A vítima, Isabela Freitas Veras, estava na comissão que garantia o diálogo entre os condutores e o manifestantes. Um condutor, que queria furar o bloqueio, começou a confusão, segundo Leonardo França, que presenciou a cena: “Ele arrastou, todo mundo pediu para parar, mas ele não parou. Ele correu mais de 100 metros com a menina pendurada no carro. Ele freou, a menina caiu e ele passou por cima”, afirma.
Alguns manifestantes afirmam que o motorista chegou a sacar uma arma durante a confusão enquanto a vítima pedia calma. A vítima ficou ferida em diversas partes do corpo, incluindo a cabeça, mas foi socorrida no local e encaminhada para o Real Hospital Português.
Repúdio
As organizações políticas que coordenaram as manifestações deste sábado estão se manifestando em repúdio ao caso. Paulo Mansan, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) afirmou que o acontecido “é o cúmulo do absurdo e da intolerância. Nós não podemos normalizar o que presenciamos hoje. Estávamos em um ato democrático, já dispersando. Nada justifica essa violência”.
A vereadora do Recife Dani Portela repudiou o acontecimento e declarou que acionou as autoridades competentes “Foi doloso, intencional, ele quis fazer. Isso fere o direito a manifestação e a democracia, ter um ato grande que acaba com uma violência dessa. Entramos em contato com a Secretaria da Mulher do Estado e com o Secretário de Segurança. É preciso cobrar das autoridades a agilidade para que ele seja preso em flagrante delito. Isso tem que acontecer hoje. Por nós, pela democracia, pelo Brasil. Para que isso não se repita”, conclui.
URGENTE! Uma manifestante foi atropelada em frente ao Armazém do Campo, no final do ato Fora Bolsonaro. Exigimos apuração rigorosa do fato, que fere o direito à livre manifestação. pic.twitter.com/b9vif8mjQg
— Dani Portela (@daniportelapsol) October 2, 2021
No Recife o protesto teve início com uma concentração às 10h, na Praça do Derby. A saída em caminhada seguiu pela avenida Conde da Boa Vista e se encerrou na Ponte Duarte Coelho.
Manifestantes divulgam a placa do veículo que atropelou a manifestantes.
ESSE CARRO ACABOU DE ATROPELAR uma moça na manifestação aqui em Recife, do meu lado. Ele passou por cima dela e fugiu, depois de puxar uma arma pra quem estava na volta. Ela está sendo atendida por médicos que estavam no ato e estamos aguardando a ambulância. COMPARTILHEM! pic.twitter.com/1HDZmIWT84
— Euclides Vasconcelos (@euclidesvasc) October 2, 2021
*Com informações do Brasil de Fato