Poucas horas antes de se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira, Roberto Jefferson publicou nas redes sociais mais um de seus ataques contra o Supremo Tribunal Federal, de onde agora saiu uma ordem para prendê-lo no inquérito sobre a atuação de uma milícia digital contra instituições brasileiras.
Ele publicou um vídeo em que aparecem os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffolli, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes, que decidiu pela ordem de prisão. Além das imagens dos magistrados, há fotos de um protesto e do próprio Jefferson, junto à data da próxima manifestação bolsonarista a favor do voto impresso, 7 de setembro.
Ao fundo, toca a música “Urubu com chicória”, do cantor paraense Pinduca, conhecido pelas canções no ritmo do carimbó.
Os versos utilizados pelo presidente nacional do PTB sugerem uma receita com o “picadinho” da ave, quase sempre mencionada de forma pejorativa, acompanhada do vegetal: “Você já comeu urubu com chicória / Não me falha a memória, você já comeu / Compadre Chico contratou uma cozinheira pediu a ela uma galinha assada a cozinheira matou um urubu / fez um angu e uma panelada (…)”.
*Lauro Jardim/O Globo