A jornalista Bela Megale d’O Globo publicou hoje uma informação que já se esperava do STF, a de que Sérgio Moro seria considerado suspeito em todos os processos que envolvem o ex-presidente Lula.
A novidade em questão é que o relator do recurso do ex-presidente Lula pela suspeição de Moro, na Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes, estaria prestes a decretar a extensão da decisão da segunda turma do STF, para todos os demais processos. A decisão seria óbvia, já que Moro tem atos e deliberações em outros dois processos, além da condenação no caso do Sítio de Atibaia, concluído pela juiz Gabriela Hardt.
“Lula e seus advogados estão otimistas e acreditam que Gilmar estenderá a suspeição aos demais casos já que Moro atuou em todas as ações. Com isso, o juiz que recebe as investigações não pode usar nenhum material produzido pela Lava-Jato de Curitiba nos processos em que Moro for decretado suspeito. Isso já está imposto no caso do triplex do Guarujá”, escreve a jornalista.
Caso ocorra, a suspeição de Moro á provocará a total inutilização de todos as provas e investigações contra Lula, forçando todos os processos a retornarem à estaca zero. Nesse sentido, Lula seria efetivamente inocentado.