Nessa semana, o STF decidiu que a Petrobrás pode liquidar refinarias sem pedir o aval do congresso. Essa decisão equilibrada, por 6 a 4, já que o presidente da corte não chegou a votar, pode ser questionada dada o caráter equilibrado, mas, a decisão vale por um bom tempo, o suficiente para que a estatal simplesmente jogue as ações de subsidiárias no mercado financeiro, sem alarde.
A Petrobrás, como disse o presidente, representa o sonho de todo brasileiro de um país soberano e melhor.
“Quando a gente anunciou o pré-sal, o que é mais engraçado, é que os nossos adversários diziam que a gente não ia conseguir por que era muito caro. Hoje a gente tira o petróleo quase que no mesmo preço da Arábia Saudida.”
E ainda continuou.
“A Petrobras é o símbolo da soberania nacional. Soberania não significa não aceitar palpites estrangeiros. Soberania é defender nossas fronteiras secas, o nosso espaço aéreo, as nossas florestas, a nossa fauna, o nosso eco-sistema, a nossa água, o nosso povo, significa investir em ciência e tecnologia, significa investir em educação, cuidar do índio, do negro, do povo brasileiro. Soberania é proteger o estado de bem-estar social de 210 milhões de brasileiros. Cabe ao estado promover isso.”
Lula ainda criticou fortemente a atitude de Bolsonaro em permitir que o petróleo brasileiro seja protegido pela 4ª frota da marinha americana. Assista abaixo:
A soberania nacional está em risco. Em defesa da Petrobras e de um Brasil soberano. Compartilhe.
Vídeo: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/7sTzPVV6Uf
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2020