Inspirado no mesmo discurso de Fernando Henrique Cardoso, o presidente que deu um golpe parlamentar para emplacar mais quatro anos de mandato, já que naquela época não exista reeleição, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) apresentou uma PEC que para acabar com a reeleição no Brasil. A inspiração em FHC se dá para que a reeleição seja extinta para o próximo pleito, já que a regra só poderia servir para o pleito sequente e não para o próximo.
Em entrevista ao O Estadão, Molon disse que uma recente declaração do FHC contra a reeleição, “serviu como um novo impulso para essa necessidade, visto que o próprio criador da ideia reconhece o seu fracasso”.
Na Câmara, além da PEC apresentada por Molon, que prevê impedir a reeleição já para os atuais governadores, o líder do Podemos, Léo Moraes (RO), disse que vai propor uma medida semelhante, mas com validade apenas a partir de 2026.
“Defendo um mandato único de cinco anos. Assim, você blinda quem está no cargo das pressões políticas, reduz a adoção de medidas populistas por parte dos governantes e o País poderia avançar mais rapidamente em direção a políticas de Estado, e menos em agendas eleitoreiras”, afirmou Moraes.
Com o início da tramitação da PEC do fim da reeleição a extrema se revoltou no Twitter e subiu a rashtag #DireitaVaiPraGuerra. A principal argumentação é de que na vez de Bolsonaro a regra vai mudar, já que na compreensão da extrema-direita, todos os governos da Nova República foram de esquerda, exceto o atual.
O tema virou uma batalha de ironias e memes, na rede.
https://twitter.com/WEVERSONPQDT96/status/1306540524296384512
#DireitaVaiPraGuerra a direita indo pra guerra pic.twitter.com/X0JkCN6Z5R
— Jamarex (@JamarinoLucas) September 17, 2020
Os de direita #DireitaVaiPraGuerra pic.twitter.com/0iUkYHkhty
— Djigio (@Djigio_) September 17, 2020
ADEMIR OLIVEIRA
setembro 17, 2020 at 1:11 pmFHC deu um golpe parlamentar por que tinha a certeza da reeleição ? E Molon apresentando uma PEC pra acabar com a reeleição também pode ser entendido como golpe parlamentar nos mesmos moldes quando instituiu a reeleição ?