Segundo autoridades locais, ataques se concentraram na Cidade de Gaza, Deir el-Balah e Khan Younis.
Pelo menos 62 palestinos, incluindo várias crianças, foram assassinados e centenas ficaram feridas em ataques israelenses nas últimas 24 horas, em toda a Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades de saúde locais.
A ofensiva liderada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) ocorre apesar do avanço das negociações de um possível cessar-fogo entre Tel Aviv e o Hamas. Segundo o governo catari, que media as tratativas junto com os Estados Unidos e o Egito há meses, o acordo está no seu “estágio final”.
O porta-voz da Defesa Civil em Gaza, Mahmoud Basal, informou que os ataques de Israel nas últimas horas tiveram como alvo principalmente as cidades de Deir el-Balah, Khan Younis e Cidade de Gaza.
O representante detalhou que, em Khan Younis, dez pessoas, incluindo uma menina de um ano e seus pais, foram assassinadas quando uma residência, localizada na área de al-Manara, foi atingida pelo exército.
Em Deir el-Balah, Basal relatou que os israelenses alvejaram uma tenda cheia de palestinos deslocados, que resultou na morte de três pessoas.
Já em outra ofensiva na Cidade de Gaza, no bairro de Daraj, quatro crianças foram mortas após as IDF atingirem uma área residencial. Segundo a emissora catari Al Jazeera, um ataque aéreo israelense também matou três pessoas no campo de refugiados de Shati, no oeste da cidade.
Ainda de acordo com o veículo, o exército de Israel usou um helicóptero para disparar contra áreas de Jabalia, no norte do enclave, onde se concentram pessoas deslocadas e, mesmo assim, as forças israelenses vêm realizando uma ofensiva intensificada desde outubro.
Até esta quarta-feira, o Ministério da Saúde de Gaza contabilizou a morte de pelo menos 46.645 palestinos desde 7 de outubro de 2023, quando Israel passou a intensificar seus ataques no enclave. A pasta também informou que 110.012 pessoas se encontram feridas.
Acordo de cessar-fogo
Em coletiva na terça-feira (14/01), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, informou que as negociações para acabar com o conflito promovido por Israel em Gaza estão em seus estágios finais.
“As discussões atuais em Doha estão focadas em finalizar os detalhes restantes […] Estamos no ponto mais próximo de ter um acordo”, disse al-Ansari aos repórteres em Doha, acrescentando que o cessar-fogo seria aplicado “logo após (o acordo) ser finalizado”.
Apesar do avanço nas negociações, vale lembrar que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu realizou diversas declarações ao longo dos meses afirmando que, mesmo com a implementação de uma trégua na guerra, seu governo retomaria os combates para alcançar seus objetivos militares e seus planos pós-guerra.
*Opera Mundi