O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (9) a falta de informações detalhadas na galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto sobre figuras como Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Lula destacou a necessidade de contextualizar os acontecimentos históricos que marcaram suas gestões. Ele afirmou que o espaço deveria incluir, por exemplo, que Michel Temer assumiu a presidência após o golpe de 2016 contra Dilma Rousseff. Ele também reforçou que Jair Bolsonaro chegou ao poder por conta de mentiras.
“O que eu quero é que conte a história. A Dilma foi eleita, foi reeleita e depois sofreu um impeachment por um golpe. Depois esse aqui [Temer] não foi eleito, tomou posse em função do impeachment da Dilma e depois esse aqui foi eleito em função das mentiras [Bolsonaro]. É isso que tem que colocar”, afirmou Lula durante uma visita surpresa à galeria. A fala foi citada pela Folha de São Paulo.
Lula destacou que seu objetivo é apenas garantir informações mais detalhadas sobre cada ex-presidente. Nesse contexto, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, que acompanhava o presidente, anunciou que cada foto na galeria será acompanhada de um QR code. Esse recurso permitirá que os visitantes tenham acesso a informações complementares;
“A única coisa que eu quero é, quando a pessoa vier aqui, ao olhar na cara do presidente, saiba o que aconteceu com cada um. Por exemplo, tem presidente aqui que tem fotografia que ficou um dia só como presidente”, afirmou Lula.