Governo e entidades do Brasil articulam envio de ajuda humanitária a Cuba

Governo e entidades do Brasil articulam envio de ajuda humanitária a Cuba

Compartilhe

Furacão Oscar em Cuba causou falta de luz e perda de recursos como alimentos e remédios, agravando a crise causada pelas sanções dos EUA.

Organizações populares do Brasil articulam uma campanha solidária de apoio a Cuba. A ilha enfrenta uma grave crise energética, iniciada após a passagem do furacão Oscar, em 20 de outubro, mas agravada pelo bloqueio econômico imposto pelos EUA.

Entre as entidades engajadas nas doações estão a Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (ACJM-RS), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Centro Brasileiro pela Paz (Cebrapaz), a Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade (REDH), a Rede Continental Sul-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba e a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.

Em entrevista ao Brasil de Fato, a secretária-geral da ACJM-RS, Marajuara Azambuja, destaca a situação de emergência que atinge a população cubana, com alimentos e medicamentos perdidos pela falta de energia elétrica. Azambuja destaca a importância de enviar ajuda ao lembrar que, durante a pandemia, Cuba enviou médicos para ajudar outros países, mesmo sem “seringas para aplicarem as vacinas em seu próprio povo”.

É possível fazer doações em dinheiro por meio do pix ao CNPJ da Câmara Empresarial Brasil-Cuba: 34131511/0001-64. E na página da Associação Cultural José Marti do RS, no Instagram (post a seguir), há informações sobre como enviar insumos como roupas, alimentos e itens de higiene pessoal:

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: