Aliados próximos dizem que o ex-ministro está focado em conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados, representando o estado de São Paulo, no pleito de 2026.
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes,que resultou na anulação de todas as condenações de José Dirceu (PT) na Operação Lava Jato abre caminho para que ele possa retomar sua trajetória política e vislumbrar uma candidatura nas eleições de 2026.
Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, aliados próximos a Dirceu afirmaram que o ex-ministro está focado em conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados, representando o estado de São Paulo, que detém o maior número de cadeiras na Casa. A estratégia de Dirceu inclui uma aproximação com a capital paulista, onde passou um período durante a campanha municipal de 2024, atuando em apoio a Guilherme Boulos (Psol).
Em declarações feitas na manhã desta terça-feira (29), Dirceu não descartou a possibilidade de se candidatar em 2026 “Veremos no final de 2025”, disse. Ainda segundo a reportagem, apesar do respaldo que Dirceu possui dentro do partido, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm se mostrado contrários a qualquer chance de seu retorno a um cargo significativo no governo durante o terceiro mandato do presidente à frente do Palácio do Planalto.