Em junho, os dois países assinaram um acordo no qual se uma das partes for alvo de agressão armada, a outra parte deverá fornecer ajuda militar.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, afirmou nesta terça-feira que a Coreia do Norte pode enviar seu pessoal militar regular para a Ucrânia para auxiliar a Rússia em sua operação militar especial.
“Como a Rússia e a Coreia do Norte assinaram um tratado mútuo semelhante a uma aliança militar, a possibilidade de tal envio é bastante provável”, afirmou o ministro, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Em junho, a Rússia e a Coreia do Norte assinaram um Acordo Bilateral de Parceria Estratégica Abrangente de duração ilimitada. De acordo com o Artigo 4 do acordo, se uma das partes for alvo de agressão armada por qualquer estado ou grupo de estados e se encontrar em situação de conflito, a outra parte deverá imediatamente fornecer assistência militar e de outras formas com todos os meios disponíveis, em conformidade com o Artigo 51 da Carta das Nações Unidas e de acordo com as leis da Rússia e da Coreia do Norte.
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou anteriormente que a Rússia “não pediu” à Coreia do Norte para participar do conflito ao lado russo, enfatizando que “não há necessidade” disso.
*Sputnik