Partidos comunistas do Brasil e da Grécia reforçam laços de cooperação

Partidos comunistas do Brasil e da Grécia reforçam laços de cooperação

Compartilhe

 

Logo no segundo dia em Atenas, a delegação brasileira foi convidada a se deslocar para uma cidade vizinha, de nome Perissos, onde fica a sede do KKE. Lá puderam fazer uma visita guiada e acompanhada por um antigo amigo dos comunistas brasileiros, o camarada Nikos Seretakis, membro do comitê central, vereador da cidade vizinha e fluente em português.

O edifício sede do KKE é um espaço significativo não apenas para a organização interna do partido, mas também para o treinamento e a mobilização de membros e simpatizantes. O local abriga uma biblioteca extensa, arquivos históricos, bem como espaços de reunião e conferências, além de um alojamento para dirigentes. A arquitetura da sede reflete um estilo funcionalista, simbolizando a sobriedade e o pragmatismo do partido.

Posteriormente à visita, ocorreu um encontro bilateral entre o secretário de relações internacionais do KKE, Eliseos Vagenas, e a secretária de relações internacionais do PCdoB, Ana Prestes. Da parte grega foi apresentada a centenária história de lutas dos partidos, as táticas adotadas para a luta por espaços políticos de poder e as visões atuais sobre a realidade mundial. Ana Prestes também compartilhou um pouco da trajetória dos 100 anos dos comunistas no Brasil e as atuais posições do partido sobre a situação política, econômica e social do Brasil e da América Latina. Foram ainda trocadas reflexões sobre o movimento comunista internacional e as possibilidades de intercâmbio entre os Festivais Vermelho e o KNE-Odigitis.

Seminário Internacional do KNE

No dia 18, ocorreu um seminário internacional promovido pela KNE com a participação de diversas organizações de juventude convidadas para o Festival. No auditório da sede do KKE, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir as intervenções dos camaradas gregos sobre sua análise da atual realidade mundial e os desafios do povo grego. Posteriormente, um diálogo entre a mesa e os participantes permitiu a troca de ideias e o estabelecimento dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de lutas comuns.

Visita ao Campo de Tiro de Kaisariani

As delegações internacionais visitaram também o Campo de Tiro de Kaisariani, nos arredores de Atenas. Este local é um símbolo da resistência grega contra a ocupação nazista, devido ao massacre de 200 combatentes comunistas em 1º de maio de 1944. Durante a visita, os participantes puderam conhecer o museu, o pátio onde ocorreu o extermínio e os monumentos erguidos em memória às vítimas. O massacre de Kaisariani é lembrado como um importante marco da resistência comunista contra o fascismo e o nazismo, preservado na memória militante das novas gerações de comunistas gregos.

Participação na Cidade Internacional do Festival

Durante o festival, assim como todas as organizações internacionais convidadas, o PCdoB também teve sua “banquinha”, montada na Cidade Internacional, com destaque para as bandeiras do Brasil e da UJS (União da Juventude Socialista). Este espaço permitiu o diálogo com outras juventudes, a apresentação de material próprio e a promoção de ideias do Brasil. A banca também serviu de base para a distribuição do Jornal Vermelho, especialmente elaborado para os festivais europeus, contendo a opinião do PCdoB sobre temas da conjuntura nacional e internacional, além de uma apresentação das atuais lutas e desafios do partido.

Diálogos internacionais e impressões

A dinâmica do festival possibilitou a realização de diálogos e trocas de impressões entre as delegações internacionais. A delegação brasileira manteve conversas significativas com representantes de Cuba, Chipre, Líbano, Índia, Portugal, Canadá, Palestina, Alemanha, Itália e a Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD).

Encontro com o Conselho Mundial da Paz

O PCdoB mantém uma longa tradição de trabalho em favor da paz mundial. Ana Prestes teve uma conversa com o atual secretário executivo do Conselho Mundial da Paz (CMP), Iraklis Tsavdaridis, em que abordaram a situação do Brasil, da Grécia e temas internacionais como a guerra entre Rússia e Ucrânia, além do genocídio na Palestina. Em novembro, haverá uma importante reunião do conselho executivo do CMP em Kathmandu, Nepal.

Reunião Bilateral com a KNE

Após o encerramento do festival, Ana Prestes e Tiago Alves, membro da Comissão Nacional de Juventude do PCdoB, realizaram uma reunião bilateral com um membro da Comissão Nacional da KNE. O objetivo foi agradecer a recepção no festival e trocar experiências para fortalecer a atuação da juventude comunista pelo mundo. Também discutiram a necessidade da realização com brevidade de uma assembleia geral da FMJD e a de realização de um Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: