A decisão foi tomada em resposta à morte de dois brasileiros nos ataques de Israel ao Líbano e à crise humanitária em Gaza.
Por determinação do Itamaraty, a delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) não assistiu ao discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Assembleia Geral da ONU nesta sexta-feira (27), como forma de protesto. A decisão foi tomada em resposta à morte de dois brasileiros nos ataques de Israel ao Líbano e à crise humanitária em Gaza, segundo informações do g1.
O governo brasileiro considera a resposta de Israel à ofensiva do Hamas, em outubro do ano passado, como “desproporcional”. Até o momento, os ataques israelenses contra Gaza já resultaram em mais de 40 mil mortos.
Após a decisão da delegação brasileira, dezenas de diplomatas também foram vistos deixando o plenário da Assembleia Geral da ONU, enquanto Netanyahu se preparava para iniciar seu discurso na 79ª sessão do órgão. A saída em massa reflete o crescente descontentamento internacional com a postura de Israel em relação à crise humanitária na região.