Opositor Edmundo González pede asilo político à Espanha e deixa a Venezuela

Opositor Edmundo González pede asilo político à Espanha e deixa a Venezuela

Compartilhe

O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, disse que aceitou o pedido; o ex-candidato à Presidência estava asilado na embaixada espanhola em Caracas, segundo a vice.

O ex-candidato à Presidência Edmundo González Urrutia deixou a Venezuela neste sábado (7) com destino à Espanha, onde conseguiu asilo político.

A viagem do opositor de Nicolás Maduro à Europa foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares.

“Edmundo González decolou de Caracas rumo à Espanha em um avião da Força Aérea Espanhola”, publicou o ministro Albares no X, dizendo que Madri estava respondendo a um pedido.

A defesa jurídica de González também confirmou à CNN a saída do político da Venezuela.

A saída da Venezuela do ex-candidato da Plataforma de Unidade Democrática (PUD) ocorre cinco dias depois da Justiça do país ter ordenado a sua prisão sob acusações relacionadas com a publicação dos resultados eleitorais paralelos em um website, acusação rejeitada repetidamente pelo ex-candidato.

Momentos antes de a defesa de González confirmar que ele deixou a Venezuela, a vice-presidente Delcy Rodríguez publicou uma mensagem no Instagram na qual dizia que o Governo lhe concedeu o asilo político para deixar o território “em prol da tranquilidade e da paz política no país”

Segundo Rodríguez, González deixou a embaixada da Espanha, onde ele estava hospedado há vários dias.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: