Gravações mostram coach tratado dos golpes aplicados pelo bando e momento em que criminosos descobriram operações da polícia para prendê-los
Uma nova “coletânea” de áudios captados pela Polícia Federal há quase 20 anos promete sacudir ainda mais a corrida eleitoral na maior cidade do país. Nas gravações, realizadas à época com autorização judicial, o hoje candidato à prefeitura de São Paulo e ‘renomado’ coach Pablo Marçal (PRTB) aparece tratando de detalhes dos crimes com um líder do bando e outras figuras do esquema.
Até o momento, Marçal, que foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão pelo crime de furto qualificado, embora nunca tenha cumprido a pena porque ela prescreveu, vinha minimizando seu passado. No entanto, os áudios deixam explícito suas atividades e funções na quadrilha, ditas por ele mesmo nos telefonemas monitorados.
Há trechos em que ele trata sobre a utilização de e-mails fraudulentos para encaminhar listas de possíveis vítimas, enquanto em outros momentos ele é orientado pelo chefe do bando a se manter tranquilo e discreto. O momento em que a Polícia Federal chegou ao grupo também é retratado nas ligações, com os comparsas preocupados com as operações em andamento, assustados.
Ouça a seguir, numa peça de campanha do candidato Guilherme Boulos (PSOL), uma linha do tempo com os áudios antigos e os novos do monitoramento da quadrilha.