Governos pedem que administração chavista divulgue atas eleitorais
O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira (5) que está em contato com o Brasil, México e Colômbia sobre um ‘caminho a seguir’ para a Venezuela após as eleições presidenciais.
“Estamos em contato próximo com nossos parceiros na região, especialmente com o Brasil, México e Colômbia, sobre um caminho a seguir. Continuamos a instar as partes venezuelanas a iniciar discussões sobre uma transição pacífica de volta às normas democráticas”, disse Matthew Miller porta-voz do Departamento de Estado americano.
“Continuamos a pedir transparência e a divulgação de votos com contagem detalhada, reconhecendo que já se passou mais de uma semana desde as eleições. E qualquer liberação desses votos exigiria um escrutínio minucioso, dado o potencial de adulteração ou manipulação nesse período de tempo”, complementou.
O governo do Brasil, assim como a Colômbia e o México, pediu a divulgação dos resultados completos da disputa no país realizada em 28 de julho.
Mas as autoridades eleitorais da Venezuela até agora não divulgaram as atas das sessões eleitorais e proclamaram Nicolas Maduro vencedor e presidente reeleito do país.